062887081147

519 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COORDENADORIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ANATOMIA GERAL
CARLOS WAGNER CUTRIM CASTRO JUNIOR
SÃO LUÍS
2013
CARLOS WAGNER CUTRIM CASTRO JUNIOR
Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia, ministrada ao Curso de Educação Física.
SÃO LUÍS
2013
MÚSCULOS MASTIGADORES
Os músculos mastigadores estão inseridos na mandíbula, e possuem como principal objetivo atuar nos movimentos da ATM. Presentes no corpo humano em quatro pares, aos quais se denominam:
MASSETER
TEMPORAL
PTERIGÓIDEO MEDIAL
PTERIGÓIDEO LATERAL
Os pares de músculos Masseter são os mais potentes e mais evidentes para a atuação na mastigação, pois apresentam-se largos, espessos e retangulares, havendo uma porção superficial e outra profunda. Sua localização é determinada em cada lado da face, anteriormente à glândula Parótida. Possui, também, duas origens, uma localizada na parte superficial (abrangem 2/3 anteriores da margem inferior do arco zigomático) e a outra na parte profunda (abrangem 1/3 posterior + face interna do arco zigomático).
A inserção do músculo Masseter decorre também em duas partes, a superficial que corresponde à face lateral do ramo da mandíbula e a parte profunda que se situa no ramo acima do ângulo da mandíbula e sua ação é elevar a mandíbula, ou seja, é a reação de fechar a boca. É vascularizado pelas artérias e Veias Massetéricas e sua inervação ocorrem através dos Nervos Massetéricos, ramos da raiz mandibular do Nervo Trigêmeo.
O músculo Temporal se exibe largo e em forma de leque, possui uma fáscia temporal, com origem na linha temporal inferior e fossa temporal e sua inserção decorre no processo coronóide da mandíbula. Sua capacidade é de elevar a mandíbula, mas caso apenas suas fibras posteriores realizem o movimento de contração, ocorre a retrusão da mandíbula.
A vascularização do músculo Temporal é feita por meio da irrigação das artérias temporais profundas e drenagem da artéria

Relacionados