062087930426

400 palavras 2 páginas
SOCIOLOGIA III

► Exercícios - Habermas

Parte superior do formulário
BuscarBuscar no fórum
Parte inferior do formulário
Grupos separados: T. 13 - Polo - Licenciatura Sociologia/Distância/Restinga Seca/RS

Com base na leitura dos textos, nos documentários e nas demais leituras realizadas nas disciplinas de Sociologia I e Sociologia II, disserte sobre as seguintes questões:
1. Embora considerado como filósofo e sociólogo que deu continuidade à perspectiva teórica da Escola de Frankfurt, explique em que medida este autor diferencia-se teórica e metodológicamente dos demais membros que integraram esta corrente sociológica como Adorno, Horkheimer e Marcuse, por exemplo:

Parte superior do formulário

Resposta
O filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas é considerado um dos principais intelectuais europeus da atualidade e um dos principais herdeiros da Escola de Frankfurt, corrente de pensamento conhecida pelas discussões referentes à sociologia crítica. Todavia, ele se diferencia dos seus antecessores dessa corrente como Max Horkheimer, Theodor Adorno e Herbert Marcuse, os quais percebiam o projeto da modernidade como inexequível. O projeto da modernidade, segundo Habermas, objetiva compreender as normas válidas e as suas consequências na sociedade.
A contrariedade de Habermas parte do pressuposto de que a razão possui um potencial emancipatório, possível através do exercício da ação comunicacional. Para ele, é devido à linguagem que as formas de sociabilidade são possíveis, pois é através dela que ocorre a reprodução cultural, a integração social e a socialização. O agir comunicacional representa todas aquelas interações em que os membros de uma determinada sociedade discutem coletivamente e publicamente questões relativas a seus planos de ação.
Até o século XIX, o modelo de análise metafísico ofertava modelos de vida centrados em uma única base. Porém, a partir do século passado, a Filosofia não conseguiu mais oferecer respostas

Relacionados