061894820760

310 palavras 2 páginas
TRABALHO: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
Expansão marítima, revolução urbana, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica.

2. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
Racionalismo, liberdade, nação, valor, cientificismo. Pacto social, indivíduo, direitos, natureza, autonomia, universalidade.

3. O que o homem da Ilustração esperava da ciência? E você, o que esperava da ciência hoje?
Esperava que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana. eu esperava que a ciência resolvesse hoje todas as questões de não haver morte por motivo de doenças que não tem cura.

4. Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?
A fonte de riqueza de uma nação, para o autor, era o trabalho, pois era ele que transforma a matéria-prima em produto.

5. ¨ A racionalização do pensamento burguês recomeça com a segunda época, isto é, na manufatura relativamente desenvolvida. Só então a classe burguesa se mostra como um fato social firmemente estabelecido, isto é, só então a posição social dos indivíduos adota formas relativamente estáveis, e a inquietude da ascensão e da decadência, do progresso e do retrocesso, não constitui mais aspecto predominante na imagem da sociedade. ¨
-Segundo o autor, quais as condições sociais e econômicas que favorecem o desenvolvimento do pensamento burguês do século XVII?
Desenvolvimento técnico cientifica, excedentes agrícola, retomada do comercio, crítica a igreja, ideais de liberdade igualdade e fraternidade.

Relacionados