06186624307

2500 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS PROFESSOR ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

FICHAMENTO: O que é Ciência

LUNGARZO, Carlos. O que é Ciência? São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

“Todas as pessoas conhecem certos fatos mesmo sem ter estudado ciência.” (p. 09)
“(...) A “corrente elétrica” é transmitida por certos corpos, porque eles permitem a passagem de elétrons. (...)” (p. 10)
“Todos nós, por exemplo, temos curiosidade pela psicologia, sem sermos psicólogos, e pela economia, sem sermos economistas.” (p. 11)
“O traço que marca a diferença entre o cientista e o não cientista é o processo de obtenção, justificação e transmissão de conhecimento.” (p. 12)
“(...) Existe um consenso amplo a respeito de certas propriedades que são típicas da atividade científica.” (p. 12)
“O conhecimento cientifico é crítico. Ainda que sua origem seja a experiência, esse conhecimento não fica grudado a ela de modo incondicional [...] O conhecimento científico procura bases sólidas, justificações claras e exatas. Isso não é possível em todos os casos. A tendência do cientista, porém, é se aproximar gradativamente de fundamentos fortes para seus conhecimentos.” (p. 12)
“O conhecimento científico é, portanto, submetidos a uma série de testes, análises, controles que garantam pelo menos uma “chance” alta de obter informações verdadeiras e justificadas.” (p. 12)
“O conhecimento científico é organizado. O cientista tenta construir sistemas de conhecimento, embora seus anseios nem sempre possam ser coroados pelo sucesso [...] O cientista visa organizar seu conhecimento num conjunto onde os elementos estejam relacionados de maneira ordenada.”(p. 13)
“O conhecimento científico é prognosticador. Baseado em certos “princípios ou “leis”, o cientista pode predizer até mesmo com certeza de que maneira acontecerão certos fatos futuros.(...)” (p. 13)
“(...) O cientista tem razões para

Relacionados