061131221198

751 palavras 4 páginas
Resenha:
A Interação entre os textos “A importância do Ato de Ler” e “Ler e Compreender”

Giselly Vieira Gomes Interação entre os textos “A importância do Ato de Ler” e “Ler e Compreender”

O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire inicia falando dos diferentes momentos em que a leitura aconteceu em sua vida e como ela se deu.
Paulo Freire lembra que a leitura do mundo antecipa a palavra, isso nos mostra através de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria casa, cercado da natureza. Na verdade, aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras. O “texto”, as “ palavras”, as “letras” daquela que ele experimentava naquele meio aumentavam ainda mais a capacidade de ele perceber os objetos, os sinais que iam se desenvolvendo ao conviver com eles e com sua família. O modo de entender o mundo foi fundamental para compreensão da importância do ato de ler e escrever ou de reescrever, transformando numa prática consciente.
Para Koch, a leitura é entendida como atividade de captação das idéias do autor, o foco de atenção é o autor e suas intenções, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções. E para fazer essa leitura é importante trazê-la para o nosso mundo, entendendo o sentido utilizado no texto para compreendendo a ideia do autor.
Ainda citando Paulo Freire podemos dizer que o sentido de um texto é constituído a partir da interação entre o texto e no sujeito que o lê. Ler é uma prática que interage de forma complexa de produção de sentidos. A leitura realiza com o leitor um trabalho ativo de compreender e interpretação e objetivo, em absorver o assunto e sobre o autor. Assim entendemos que o texto desperta também os sentidos e as emoções.
No texto do autor Freire, observamos um exemplo da frase citada acima quando ele então faz uma bela recordação da sua vida, dos momentos de sua infância ao seu humilde processo de alfabetização, que usou o chão como quadro e um graveto como giz.

Relacionados