060681240213

453 palavras 2 páginas
Projeto Educativo Transdisciplinar para a Educação Infantil

Escola Municipal Deputado Renato Azeredo
Nome do projeto: Ciranda das Diferênças
Público Alvo: Alunos de inclusão do 2 ano do 1 ciclo.
Responsáveis pela aplicação: Priscila e Waldirene
Disciplinas envolvidas: Português e artes
Apresentação do tema: Esse projeto foi elaborado na tentativa de ampliar os recursos a serem utilizados pelo aluno em interação com o meio. A escola adota vários procedimentos, embora nem sempre esses objetivos sejam alcançados. Hoje, convivemos com uma realidade escolar onde grande parte dos alunos alcançam a 2 etapa do ensino fundamental sem desenvolver a competência de interpretação de textos. Por essa razão que o texto escrito é colocado no centro da vivência professor – aluno, despontando como mediador dessa relação e veículo para instigar discussões, reflexões ou novas práticas. Percebemos que a escola dá um enfoque especial nas atividades de leitura; essa tendência a trabalhar a leitura como uma “ação mecanizada”, descontextualizada de seu real sentido, compromete a construção de sentido e significado do texto para os (as) alunos (as).
Justificativa: Este projeto apresenta uma maneira diferenciada e lúdica de como a leitura também pode ser prazerosa, despertando o gosto e o interesse pela leitura, desenvolvendo na criança a imaginação, o cognitivo, a escrita e construção de texto.
Objetivos Gerais:
Investigar as práticas de leitura e como esta poderá contribuir na melhoria da habilidade de interpretação de textos e, consequentemente na formação de alunos leitores.
Objetivos Específicos:
 compreender como é a prática de leitura na educação infantil;

 identificar estratégias utilizadas pelos professores afim de desenvolver nos alunos o hábito de ler;
 entender o que é necessário fazer, para que os alunos se tornem leitores autênticos;

Cronograma:
Exposição de livros literários.
Momento de contação de histórias.
Momento de leitura (individual).

Relacionados

  • 060681240213
    2680 palavras | 11 páginas
  • 060681240213
    4604 palavras | 19 páginas