060415271341

1387 palavras 6 páginas
RESENHA DESCRITIVA
SEXTA-FEIRA OU A AVIDA SELVAGEM

A história se passa em meados do século XVIII e fala sobre um homem chamado Robinson Crusoé ele é um inglês, de Iorque, que deixou mulher e seus dois filhos, a fim de estabelecer trocas comerciais entre seu país e o Chile. Depois de uma longa viagem, ele sé ver metido numa grande tempestade, enquanto Robinson conversava com o capitão do navio a tempestade invadia de forma violenta o navio. No outro dia ele acorda em uma praia de uma ilha deserta, embora ele ainda não soubesse disso. O barco avia encalhado em um recife e o mar tragou seus companheiros, ele e o cachorro eram os únicos sobreviventes. Assim depois de explorar um pouco a ilha, decide construir um barco, que decide chama-lo de evasão.
Robinson fez farias expedições ao barco que avia ficado encalhado no recife, onde ele podia aproveitar alguns materiais. Ele trabalhou muito no Evasão porém, percebeu que construiu o barco muito longe da praia, e isso foi seu primeiro fracasso, pois não conseguia leva-lo ao mar tornando seu trabalho em vão. Andou desesperado, ao ponto de ter visão, como a de um barco onde andava sua irmã. Procurava esquecer sua dor e solidão afundando-se em uma poça de lama onde perdia os sentidos da vida.
Quando “acordou” do transe, pois mãos à obra e começou a civilizar a ilhar dando-lhe o nome de Speranza. Encontrou o cão Tenn, do navio e praticou inúmeras atividades como se levasse uma vida normal em seu país ou em qualquer outra civilização, cheia de regras. Um dia descobre indígenas na “sua” ilha, pois auto intitulava-se governador. Depois de um ritual de matança entre os índios eles deixaram a ilha e Robinson ficou em uma ilha selvagem, vivendo como numa civilização.
Robinson cultivo, construiu casas, assistiu espetáculos do mundo animal. Nessa ilha deserta ele só trabalhava e quase nunca descansava, somente refletia numa cavidade de uma gruta descoberta onde voltava a ser “criança”. A te que, de novo,

Relacionados