060345751066

2020 palavras 9 páginas
DERMATITE
Aspectos Fisiopatológicos
Reação inflamatória em que há envolvimento vascular, celular, de permeabilidade de frente a vários tipos de agentes agressores. É inespecífica, pois qualquer tipo de agente patológico vai causar dermatite.
Pode envolver tanto a epiderme quanto a derme, e pode chegar a hipoderme. As dermatites superficiais são aquelas que atingem só a epiderme. As dermatites que abrangem epiderme, derme e hipoderme são as mais graves, geralmente tem caráter sistêmico. Existem 2 tipos de classificação das dermatites: A do ponto de vista clínico e a do ponto de vista histopatológico, e ambas dividem-se em Aguda, Sub-aguda e Crônica, só que a histopatológica leva também em conta o aspecto microscópico da lesão.
- AGUDA: MACRO: Se manifesta sobre o aspecto de vesículas (intensa), pápulas, edemas, exsudação e eritema. Ë um processo ativo, geralmente observamos um grande avermelhamento na pele. MICRO: Se manifesta sobre a forma de esponjose com edema intercelular, edema intracelular, a exocitose leucocítica, dilatação vascular e céls inflamatórias perivascular (ao redor dos vasos, vamos observar uma grande quantidade de céls que vêm do interior vascular). Do ponto de vista clínico vamos observar uma área bastante vermelha e dolorida.
- SUB-AGUDA: MACRO: ë muito semelhante a aguda, ainda estão presentes o edema e o eritema, mas em menor grau que na aguda, a exsudação inflamatória, pode ou não ter presença de crosta e vesiculação de leve a moderada. MICRO: Alterações dérmicas e epidérmicas mais graves que a aguda. Se a dermatite é superficial, ela vai abranger somente a epiderme, se é uma dermatite intermediária, vai abranger epiderme e derme, então os casos de dermatite são um pouco mais avançados que na aguda. Hiperplasia e hiperqueratose já podem estar presentes. Em relação a hiperqueratose, observa-se em dermatites sub-agudas, pois na aguda ainda não observamos, porque a pele apesar de alterada ainda está sofrendo o processo de epidermopoiese e

Relacionados