06023030672

412 palavras 2 páginas
O figurino é o conjunto de roupa, peruca, sapato e acessórios que compõe um personagem. Este usado por um personagem de uma produção artística (Teatro, Dança, Cinema etc.), identifica a época e o local do espaço dramático.
Figurinista é o profissional que tem conhecimento de desenho, de moda, de estilo e de costura; o qual cria, orienta e acompanha a confecção dos figurinos dos personagens. Por isso é fundamental que o figurinista conheça a estória a ser encenada. Pois o figurino tem por objetivo, revelar muito do personagem. Para a sua criação, deve observar o espaço cênico, o espaço dramático, o perfil psicológico do personagem, o físico dos atores e as orientações de luz e cor, feitas pelo diretor de Arte.
O figurino está diretamente ligado ao designer e a comunicação visual, sendo que nos Estados Unidos, França e Itália existe o curso específico de figurinista.
Não podemos confundir Objeto Cênico com Acessório de Figurino. Pois o objeto cênico geralmente está na cena, no palco para ilustrar a encenação (mesa, árvores, cadeira, portas etc.); enquanto que o acessório de figurino está com o ator, ou nele complementando o figurino de seu personagem (colar, celular, mochila, livro, capa, anel etc.).
O figurino compõe um dos elementos da caracterização do personagem e ajuda diretamente na maquiagem deste. Como também o acessório de figurino, em relação a maquiagem e, ao próprio figurino.
Exemplo 1: da infância à terceira idade.
O figurino entra para reafirmar a maquiagem. O mesmo figurino usado do início ao fim, acrescentando peças por cima ajuda na maquiagem em meio a passagem do tempo.
Exemplo 2: criança.
O ator em seu figurino uma camiseta de tamanho extra grande, o fará parecer menor. E a medida que o tempo passa ele permanece com a mesma camiseta, só que ela vai diminuindo, cada vez que ele retorna, ao tablado.
Exemplo 3: carpinteiro.
O ator, traz um martelo de plástico colorido. Adolescente, traz um martelo de madeira. Adulto, traz um

Relacionados