06_01_22_JOGO_E_CONSTRUCAO_DO_CONHECIMENTO_RELACOES_POSSIVEIS

4486 palavras 18 páginas
JOGO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Sara Dagiós Bortoluzzi

UPF

O jogo é uma prova de intimidade e por isso de conhecimento. É o que nos ensinam as crianças, as populações primitivas, os artistas, os cientistas e nós mesmos em muitos momentos. Quem joga pode chegar ao conhecimento por meio de exercício, símbolos e regras ou das próprias características do jogo.
Lino de Macedo

RESUMO

A presente pesquisa busca desvendar qual a relação entre o jogo e a construção do conhecimento, foi desenvolvida em uma escola pública de Frederico Westphalen/RS, envolvendo professores que atuam nas séries iniciais (1ª a 4ª séries). Valeu-se de uma abordagem qualitativa, a partir do qual se buscou resposta para o problema proposto. As conclusões provisórias que a pesquisa nos trouxe foram de que, em nossas escolas, a maior parte dos professores tem a crença empirista a cerca de como o aluno aprende. Em relação ao desenvolvimento do jogo percebemos que há certos preconceitos e uma visão limitada a respeito do mesmo sendo atividade reservada para o horário do recreio e da educação física.

PALAVRAS CHAVES: Metodologia; Epistemologia; Jogo; Construção do

Conhecimento.

Refletir em torno do tema lúdico, mais especificamente do jogo, no atual momento histórico significa nos engajarmos na luta por uma formação mais criativa, consciente e autônoma, capaz de tornar as crianças mais confiantes e seguras de si.
Em linhas gerais este trabalho procura analisar a importância do jogo no processo de construção do conhecimento nas séries iniciais. Especificamente, pretende apresentar algumas conclusões de uma investigação realizada com quatro professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de Frederico Westphalen/RS, onde buscou-se compreender de que maneira a postura epistemológica e metodológica do professor pode influenciar este processo construtivo.
Optou-se em realizar este trabalho com os professores uma vez que as

Relacionados