05938432316

455 palavras 2 páginas
REAÇOES QUIMICAS

Trabalho apresentado a disciplina de química geral ministrada pela profª Luciana protazio para obtenção de nota parcial.

São Luis
2014

EXPERIMENTO
De inicio calculamos a massa em 2 mol de NaOH, que resultou em massa total de 8 gramas, pegamos essa quantia do mesmo e misturamos com 100 mililitros de agua no balão volumétrico, formando assim a nossa base para utilizar mais afrente.
Logo em seguida pesamos cerca de 2 gramas de cobre metálico, colocamos dentro de um Becker vazio e adicionamos 2,5 mililitros de acido nítrico (HNO3). Observamos que após misturarmos os dois, se inicia uma reação química, essa reação é chamada de oxirredução, o cobre perde elétrons, logo ele sofre uma oxidação, já o acido nítrico ganha elétrons e sofre uma redução, começa então a evaporar um gás de tom castanho.
Reação:
Cu + HNO3 → Cu(NO3)2 +2(NO)­2 + H2O
Após a formação do nitrato de cobre (II) - Cu(NO3)2, adicionamos 25 mililitros de hidróxido de sódio NaOH, notamos que ouve uma precipitação e a solução ficou em um tom azul. Essa reação entre o nitrato de cobre e o hidróxido de sódio formou o hidróxido de cobre: Cu(OH)2.
Reação:
Cu(NO3)2 + NaOH → Cu(OH)2 + NaNO3
Após obtermos o hidróxido de cobre levamos ele ate a chapa e o esquentamos ate aparecer as primeiras bolhas, feito isso o precipitado ficou em um tom escuro e denso. Isso porque o hidróxido de cobre é sujeito a um aquecimento intenso que provoca a sua decomposição em óxido de cobre (II) e água.

Reação:

Cu(OH)2 → CuO + H2O

Esperamos a soluçao esfriar retiramos todo o liquido e em seguida adicionamos acido sulfurico (H2SO4), após essa mistura obtemos o sulfato de cobre.

CuO + H2SO4 → CuSO4 + H2O

Questionario

1- Segundo as observaçoes, o ocorrido pode ser classificado como uma reaçao quimica?
Resposta: sim pois identificamos uma reaçao quimica quando a materia muda de forma, ou quando um experimento muda sua cor, ou quando ocorre a liberaçao de gas.

Relacionados