058686940604

650 palavras 3 páginas
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

JUSTIFICATIVA/ FORMULAÇÃO DO PROBLEMA (Problemática)
Deve conter uma explicação sobre as razões da escolha do problema e sobre a relevância da pesquisa a ser realizada. As razões podem ser de ordem teórica, fundamentadas na bibliografia consultada ou de ordem prática, ligadas a um objetivo a ser alcançado.
O tema da pesquisa deve ser problematizado. O problema pode ser formulado ou como uma questão a ser respondida sobre um objeto de estudo ou como uma afirmativa a ser discutida e avaliada ao longo da pesquisa, por exemplo.
Quando a questão central estiver clara para o autor, poderá ser redigida de forma interrogativa. A clara formulação do problema ou da questão central da pesquisa é fundamental para a estruturação de projeto.
As hipóteses são respostas provisórias à questão central ou ao problema da pesquisa. E é por isso que se diz que elas funcionam como uma verdadeira bússola para o seu trabalho. Seu desafio, durante a execução da pesquisa será o de verificar a validade das suas "respostas provisórias", seja para confirmá-las ou para refutá-las. A(s) hipótese(s) deve(m) ser formulada(s) de forma afirmativa.
OBJETIVOS
Conforme Oliveira (2011, p. 36) “o objetivo geral precisa dar conta da totalidade do problema da pesquisa, devendo ser elaborado com um verbo de precisão, evitando ao máximo uma possível distorção na interpretação do que se pretende pesquisar.”
Os objetivos devem indicar as metas (gerais e específicas) que o acadêmico pretende alcançar com o desenvolvimento de sua pesquisa.
O objetivo geral está relacionado aos resultados mais abrangentes para os quais o projeto pretende contribuir.
Segundo a mesma autora (2011, p. 37) “os objetivos específicos fazem o detalhamento do objetivo geral e devem ser iniciados com o verbo no infinitivo.”
Já os objetivos específicos (no mínimo 3) devem definir exatamente o que você espera atingir até o final do trabalho. Obviamente os

Relacionados