058401630965

375 palavras 2 páginas
Sociedade x Meio Ambiente

Uma reflexão sobre os atos da sociedade, em um momento da vida da Terra marcada pela degradação do meio ambiente, cria uma necessidade urgente de pessoas conscientes e dispostas a salvar nosso ecossistema.
O desafio é o de formar educadores ambientais que sejam seres críticos e inovadores em duas formas, a formal e a não formal. Devemos também transformar a educação ambiental em um ato político voltado para ensinar a sociedade a cuidar do planeta.
Tendo como referência que a maior parte da população brasileira vive nas cidades, podemos observar uma grande degradação das condições de vida, criando uma crise ambiental. Isso nos leva a necessidade de uma reflexão sobre como mudar as formas de pensar e agir da sociedade em relação a questão ambiental.
Hoje temos várias impossibilidades de resolver problemas ambientais cada vez mais crescentes, e reverte-los sem que ocorra uma mudança radical do sistema.
Na conferência de Tsibilisi (EUA) em 1977, foi iniciado um processo de nível global para orientar a população a criar condições e formar uma nova consciência sobre o valor da natureza. Isso de certa forma tem funcionado, possibilitando a realização de experiências concretas de educação ambiental.
Com uma sociedade refletindo mais sobre meio ambiente cria-se uma estimulante oportunidade para entender os controladores ambientais que se mobilizam para cuidar da natureza, transformando a mesma em um processo educativo, e tornando a sociedade responsável e comprometida com a sustentabilidade.
O tema sustentabilidade se confronta com o tema “sociedade de risco”. Isso da a necessidade de cada vez existirem mais praticas sociais de fortalecimento e do direito ao acesso a informação e a educação ambiental. Portanto, existe a necessidade de incrementar o acesso a informação.
Precisa ser promovido o crescimento da consciência ambiental, aumentando a possibilidade de a população participar ainda mais das grandes decisões de sustentabilidade,

Relacionados