057756180701

865 palavras 4 páginas
A influência da psicanálise na educação
Sigmund Freud - 150 anos do seu nascimento (1856 – 2006)
Andréa Barroso Sarmento
Psicóloga clínica
Coordenadora do Projeto Convivências para alunos de intercâmbio da Puc-Rio
Qual é o significado secreto de celebrarem-se os grandes números redondos do aniversário de alguém? Certamente uma medida de triunfo sobre a transitoriedade da vida que, como nunca nos esquecemos, acha-se sempre pronta a nos devorar. Por isso a gente se rejubila com uma espécie de sentimento comunal pelo fato de não sermos feitos desse material tão frágil que nos proíbe de resistir vitoriosamente aos efeitos hostis dos 60, 70, ou mesmo dos 80 anos.
Carta de Freud a E. Jones, em 21 de julho de 1935
O legado freudiano - teórico, clínico, ético - admite incontáveis pontos de abordagem. Abordá-los, interrogá-los e aprofundá-los é a tarefa daqueles que pretendem manter vivo o trabalho de Freud e dele continuarem extraindo todas as consequências possíveis, ainda hoje, após 150 anos de seu nascimento e 67 anos após sua morte (1856 - 1939). A partir de sua teoria sobre o Inconsciente iniciou-se uma nova concepção do indivíduo. A descoberta da Psicanálise trouxe novas formas de ver o homem, a cultura e o mundo.
A palavra "psicanálise" fez sua aparição em 1896, num texto de Freud redigido em francês. Um ano antes, ele havia publicado juntamente com seu amigo Josef Breuer, seus famosos Estudos sobre a histeria, onde relata o caso de uma moça judia e vienense que sofria de uma estranha doença de origem psíquica na qual eram postas em cena fantasias sexuais por intermédio de manifestações no corpo. A história dessa paciente viria a se tornar um marco na trajetória da teoria psicanalítica de Freud, pois é à experiência clínica do caso Anna O., que se atribui à invenção do método psicanalítico: um tratamento baseado na fala, um tratamento em que o fato de se verbalizar o sofrimento, de encontrar palavras para expressá-lo, permite, se não curá-lo, ao menos tomar

Relacionados