057731810906

1991 palavras 8 páginas
Trabalho de Biologia
LIGAÇÃO GÊNICA E MAPEA

Introdução:
Ligação gênica
Crossing-over
A relação da meiose e a 2° lei de Mendel
Linkage
Um dos cruzamentos efetuados por Morgan
Gametas parentais e recombinantes
A base do mapeamento cromossômico
Bibliografia
Conclusão

Bibliografia: ola.cogacwww.infoescmgenica//genetica/liao- http://www.infoescola.com/genetica/crossing-over/http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/2leidemendel3.phphttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/2leidemendel4.phphttp://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1219http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1220
LIGAÇÃO GÊNICA
Quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes eles segregam de forma independente, porém, quando estão localizados no mesmo cromossomo, não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta. Esse processo é chamado de ligação gênica.

No processo de segregação independente, um indivíduo AaBb produz 4 tipos de gametas, na proporção de 25% cada. Quando ocorre um caso de ligação gênica, o indivíduo AaBb produz apenas gametas AB e ab, na proporção de 50% cada.
A ligação entre os genes pode ser incompleta, pois durante a prófase 1 da meiose, quando os cromossomos homólogos estão pareados, ocorrem trocas de partes entre as cromátides irmãs, num processo chamado crossing-over ou permutação. Essas trocas resultam na formação de gametas recombinantes, que são cromossomos com novas combinações de alelos.

Se não houvesse recombinação nesses genes, a proporção de gametas formados por um duplo heterozigoto seria 50% AB e 50% ab. Quando há recombinação, oberva-se na descendência uma pequena proporção de recombinantes, por exemplo:
40% - AB (parental)40% - ab (parental)10% - Ab (recombinante)10% - aB (recombinante)
Quanto mais afastado um gene estiver do outro, maior será a taxa de recombinação.
Mapas gênicos
A partir da taxa de recombinação é possível construir o mapa gênico de um cromossomo. As unidades são medidas

Relacionados