057698720442

732 palavras 3 páginas
Tema O trabalho é sobre o Rio Grande do Sul e nossa pesquisa foi feita através da dança e da vestimenta do povo gaúcho. As tradições e os costumes desses dois aspectos que vem de muitos e muitos anos sempre da mesma maneira.

Introdução Em todas as danças está presente o espírito de fidalguia e respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas as danças dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade. É no CTG (Centro de Tradições Gaúchas), que os dançarinos têm que dançar todos iguais, pois nos rodeios artísticos são avaliadas a harmonia do grupo, a interpretação e a correção. Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, motivo de grande alegria e celebração em memória do pago. Uma invernada de CTG tem que fazer com que coincida o tipo de pilcha que está usando, com o tema das coreografias de entrada e saída e também com seu estilo de dança.

Desenvolvimento A mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danças, é o velho fandango. Chamou-se fandango, no antigo Rio Grande, a uma série de cantigas entremeladas de sapateio. Essas danças são gaúchas não porque teriam se originado aqui, mas porque o gaúcho – recebendo-as de onde quer que fosse – lhes deu música, detalhe e um colorido a mais. Os CTG’s que preservam a cultura e a tradição do nosso estado, através das danças e vestimentas. Todo CTG possui um ensaiador, que além de ensinar a representação teatral e a autenticidade coreográfica dessas danças, também vestem seus dançarinos com a pilcha adequada para seu tipo de dança. Tem a indumentária primitiva que é para quem dança mais “solto”, onde figura o chiripá, a ceroula de crivos, o lenço prendendo os cabelos, a bota garrão-de-potro, e a prenda pode até mesmo dançar descalça com o vestido simples. Na atual, usa-se o

Relacionados