056481061139

372 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA
PRÓ – REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA GERAL DO CAMPOS ANIL
COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA

Graciely Rodrigues (CPD-23351) kênia Andrade (CPD-840907) Bruna Freire (CPD-23398) Lucelhecalvet (CPD-23385) Carmem ( CPD- )

Antragogia – heutogogia no processo ensino aprendizagem

Ajudar os adultos a aprender é uma das definições da antragogia, sendo a sim a andragogia estar relacionada com a aprendizagem centrada aprendiz. Portanto, falar de andragogia é falar de aprendizagem facilitada aquela menos utilizada em ala de aula. Logo um dos maiores centros de aprendizagem facilitadas são as instituições de educação a distância.
Isto porque a educação a distancia se constitui em um sistema de ensino aprendizagem, caracterizado pela separação física entre professores e alunos. Por esta razão muitas vezes praticamos a heutagogia haja vista representar o auto aprendizado, ou seja, uma abordagem na qual o aprendiz está sozinho no processo sem a figura do professor ou do facilitador.
Justifica-se ainda a andragogia pela educação a distância em seu objetivo maior que é atender ás demandas sociais no que se refere a aquisição do conhecimento , permitindo que muitas pessoas, que não tem acesso a um determinado tipo de formação no local onde moram, possam disso se beneficiar , apoiados em programas de estudo que propiciem interação entre alunos /orientadores / professores e que permitam a flexibilidade e a adaptação de tempos distintos ao interesse de cada pessoas, evitando, com isso, a necessidade de constantes deslocamentos.
Outro fator a ser considerado é a visão que se tem do professor e toda a equipe da educação a distância como mediadores os quais deixam de ser os “astros no palco “ e assumem papéis de coadjuvantes, facilitadores. A aprendizagem torna-se uma relação de cooperação entre professores e alunos.
Sendo assim, o aluno passa a auto direcionar seu aprendizado e,

Relacionados