05641064510

894 palavras 4 páginas
Procure conhecer a função de cada componente e usufrua o máximo de seu instrumento.
Conheça A Guitarra Você sabia que a guitarra elétrica de corpo sólido foi inventada no Brasil? Pois saiba que na mesma época em que Fender e Gibson(*) criavam seus primeiros modelos de guitarra de corpo sólido (na década de 40/50), no Brasil o nosso Armandinho, Dodô e Osmar criavam o “pau elétrico” e a bordo do “Fobica”(calhambeque precursor dos atuais trios elétricos) já animavam carnavais na Bahia. Posteriormente o “pau elétrico” veio a se tornar a guitarra baiana que hoje anima o carnaval brasileiro e que é exportada para vários países.
De qualquer modo, tendo ou não uma raiz brasileira, usamos também termos em inglês para descrever as partes da guitarra atualmente.
A Guitarra e Suas Partes
Braço ou Neck – Feito de maple (tipo de madeira) é ele que recebe as várias peças dessa parte da guitarra. Pode ser confeccionado em um só bloco de madeira(one piece) ou receber um filete de madeira onde são instalados os trastes e os marcadores de posição. Este filete de madeira recebe o nome de Escala ou Fretbord e pode ser de Jacarandá (Brazilian Rosewood), Pau Ferro, Ébano, Mogno ou Alder.

Headstock, Soleta ou Paleta – É a parte da guitarra que "geralmente" recebe as tarraxas, pois existem modelos de guitarra que não possuem o Headstock (modelo Steinberger) e as cordas são afinadas por um mecanismo localizado na ponte do instrumento.
Steinberger

Pinos Tipo Roler – Servem para direcionar as cordas evitando que elas saiam dos sulcos da pestana.
Tensor, Alma ou Tirante – É uma barra de metal que percorre todo o braço da guitarra e também de alguns violões. Tem a função de reforçar o braço e também de realizar pequenos ajustes na sua curvatura. Tarraxas –Têm como função, prender as cordas e afiná-las através de uma engrenagem simples que estica ou solta as cordas de acordo com a necessidade do músico.

Pestana ou Nut – É uma peça

Relacionados