05617144952

373 palavras 2 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola DE NEGÓCIOS

TOLEDO
2013
Quais os principais erros que ocorreram na tomada de decisão?
Primeiramente, a análise dos ativos não foi realizada corretamente por velhas amizades, ou seja, se tudo fosse analisado a risca, pessoas seriam demitidas, geraria conflitos, entre outros problemas. Outro erro, somente depois da crise de Wall Street, o presidente soube que o banco tinha 3 bilhões em hipotecas. O presidente tem que saber de tudo, constantemente, ele é o cérebro dentro do banco, tem que estar antenado. Tudo bem que o presidente depende de outros para obter relatórios financeiros de como a instituição está caminhando, mas nem por isso precisa ter total confiança no que esta vendo, ele pode muito bem contratar auditorias ou ele mesmo pedir revisão de análises ou com seu devido conhecimento por estar no cargo de presidente, fazer as análises necessárias de conferência, porém, não fez nada, apenas escutou o que o supervisor falava. O supervisor acobertava pessoas das reuniões e empurrou o problema por meses.
Por fim, foi criada uma equipe de administração de riscos para analisar os grandes ativos vinculados a hipotecas. Quando essas análises foram realizadas, já era tarde. O Citigroup já estava se afundando e tinha prejuízos de bilhões de dólares. Uma grande empresa não pode confiar apenas em um analista ou administrador, por melhor e mais eficiente que ele seja, ele pode errar ou acobertar problemas.
O banco pagava bonificações milionárias para os executivos, sem ter o devido controle para não extrapolar nisso. A tendência era só afundar mesmo.
O pior erro na tomada de decisão foi deixar somente um executivo responsável por analisar os riscos da instituição, ainda mais uma instituição de grande porte, e se tratando de banco, esse erro torna-se gravíssimo, por mais que a pessoa seja honesta, competente, eficiente, ela pode falhar, pois é muita pressão apenas

Relacionados