055637010396

536 palavras 3 páginas
A Bíblia tem 66 livros, 1189 capítulos e mais de 31.100 versículos (depende da tradução: por exemplo, 31.102 na Versão Rei Jaime e 31.173 na Versão Autorizada). Mas mais importante é conhecer o seu conteúdo. (1 Timóteo 2:3, 4)
A Bíblia dos protestantes tem, 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento. O novo testamento, os livros que escritos a partir de Cristo, é igual em todas as bíblias. A diferença se encontra nos livros do Antigo Testamento, os textos escritos antes do nascimento de Cristo. Como está dividida a Bíblia? Quais livros a compõem?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes:
1. Antigo Testamento: Que são todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo.
2. Novo Testamento: Que são todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc. I d.C.. Traz a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão.
Essas duas grandes divisões estão, ainda, subdivididas de acordo com o conteúdo dos livros. Temos assim, para o Antigo Testamento:
1. Livros da Lei: também chamados de Pentateuco, isto é, os "cinco livros" de Moisés, que abrem a Bíblia, e falam da Criação de Deus e da formação de seu Povo Eleito: Israel.
2. Livros Históricos: são os livros que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos.
3. Livros Didáticos: ou sapienciais, apresentam a sabedoria e poesia dos hebreus.
4. Livros Proféticos: foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparavam o povo eleito para a chegada do Messias Salvador. enquanto que, para o Novo Testamento, temos:
1. Livros do Evangelho: narram a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo.
2. Livro Histórico: apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e,

Relacionados