055622941015

1462 palavras 6 páginas
Instituto Federal de Educação ,Ciências e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Disciplina: Quimica Analitica Quantitativa

Alunas: Mariana Porto Marcelo Tatiele Fontella

DESTILAÇÃO

Introdução

Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.
Na destilação , a mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação ( balão de fundo redondo) é aquecida , fazendo com que o líquido de menor ponto de ebulião seja vaporizado e então condesado , retornando a líquido (chamado de destilado ou condesado) coletado em um frasco separado.Numa situação ideal, o componente de menor ponto de ebulição é coletado em um recipiente, e outros componentes de ponto de ebulição maiores permanecem no balão original de destilação como resíduo.
Para evitar a ebulição tumultosa de um líquido durante a destilação sob pressão atmosférica, adiciona-se alguns fragmentos de¨ porcelana porosa¨.
Os tipos mais comuns de destilação são:destilação simples, destilação fracionada, destilação à vácuo e destilação a vapor.

Destilação Simples

A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.
O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus

Relacionados