055506130957

449 palavras 2 páginas
O QUE É
ENERGIA TÉRMICA?

 É uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema.
 A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação, ou seja, ela corresponde à soma das energias cinéticas que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação.
 Pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas.

COMO OBTER
ENERGIA TÉRMICA?

Obtém-se a energia térmica por meio de três formas, pelo menos.
1. Queima de derivados do petróleo ou combustão de materiais que é a transformação da energia química para a energia térmica.
Exemplo: a queima do gás de cozinha, carvão mineral, lenha, gás natural, entre outros.
2. Atrito, que é a transformação da energia mecânica para a energia térmica. Exemplo: esfregar as mãos.
3. Resistência elétrica que é a transformação da energia elétrica para a energia térmica, utilizada diariamente para o nosso banho no momento em que a resistência do chuveiro aquece a água.
 Um exemplo de obtenção de energia térmica são os coletores termo solares, como os painéis solares de aquecimento de água para uso doméstico ou pequenas industrias

 Estes painéis podem ser integrados na arquitetura e no design dos edifícios de modo a controlar o aquecimento e a ventilação tanto em projetos solares ativos ou passivos.
 Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida, processos de transferência de calor, são: condução, convecção e radiação.
1. Condução: Quando a troca de calor ocorre entre dois corpos sólidos em contato direto ou que estejam unidos por um material condutor de calor, o processo é chamado condução térmica.
2. Convecção: é a propagação que ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores) em virtude de uma diferença de densidades entre partes do sistema
3. Radiação: transmissão de por

Relacionados