05542829333

898 palavras 4 páginas
2.4. A reatualização do conservadorismo

“Nesta perspectiva do processo de renovação do Serviço Social no Brasil se manifesta, no interior da complexa dialética de ruptura e continuidade com o passado profissional, a ponderabilidade maior da herança profissional, sem prejuízos dos elementos renovadores que apresenta.” (pág. 202)

“Só o fato, tomado com as suas implicações na redefinição do perfil profissional do assistente social, tornava difícil uma recuperação mecânica e imediata do conservantismo tradicional da profissão.” (pág. 202)

“Fazê-lo, porem, supunha inovar na operação mesma da restauração – supunha reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa “nova proposta”, “aberta” e “em construção”.” (pág. 203)

2.4.1. A nova roupagem do conservadorismo

“Uma primeira, e evidentemente decisiva, característica relevante desta perspectiva é a exigência e a valorização energética da elaboração teórica.” (pág. 203)

“A critica à herança positivista, em grande estilo, é uma tônica na literatura profissional da perspectiva de reatualização do conservadorismo, quer ao positivismo clássico, quer às suas versões mais recentes.” (pág. 204)

“No momento movimentado, os representantes desta perspectiva recusam-se a passar a ideia de que seu labor teórico é asséptico: afirma clara e nitidamente os seus valores e objetivos profissionais.” (pág. 205)

“Estes traços, que diferenciam a perspectiva que estamos tematizando do conservadorismo precedente da profissão e de algum modo serão retrabalhados em nossas observações subsequentes, não esgotam a peculiaridade da vertente em exame.” (pág. 206)

“Quanto ao pensamento crítico-dialético, a perspectiva em tela mantém a postura discreta e que mais lhe convém no seu projeto de revelar-se uma alternativa que o exclui.” (pág. 207)

2.4.2. O recurso à fenomenologia

“A reivindicação do suporte metodológico da fenomenologia é mesmo um traço pertinente desta perspectiva: antes do seu surgimento, o pensamento

Relacionados