055412

1210 palavras 5 páginas
ECONOMIA

1 INTRODUÇÃO

1.1 O QUE É ECONOMIA?

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. É o estudo de como sociedades usam recursos escassos para produzir bens úteis e distribuí-los entre pessoas satisfazendo suas necessidades.

1.2 CIÊNCIA ECONÔMICA

É uma ciência que estuda o funcionamento da economia capitalista (que é a economia que maioria das vezes é mediada pelo dinheiro), sob comportamento do homem, busca alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos.
A ciência econômica tem como foco compreender como a economia resolve os três problemas econômicos básicos.
1. O que e quanto produzir?
2. Como produzir?
3. Para quem produzir?

1.3 HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da economia política. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, com o mercantilismo, as idéias econômicas conheceram algum desenvolvimento, mas na antigüidade e na idade Média as relações econômicas eram bastante simples.

2 MERCANTILISMO

Pode-se definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional. Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista:

Metalismo: o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de

Relacionados