054921910701

306 palavras 2 páginas
Case: Nestlé, o novo “paternalismo” de Ivan Zurita: exemplo de gestão orientada para a liderança.

1. O que você acha do estilo de gestão do entrevistado? Você crê que ele interpreta corretamenteas mudanças que estão ocorrendo no mercado brasileiro?

O entrevistado possui um estilo de gestão moderno, acompanhando as mudanças do mercado brasileiro, onde são necessárias, cada vez mais,dinamismo, abertura, transparência, sensibilidade humana que são qualidades difíceis de serem encontradas em um gestor. O entrevistado Ivan Zurita não só interpreta corretamente as mudanças do mercado, comose adapta a elas, haja vista sua carreira de diretor geral da Nestlé a sete anos.

2. A filosofia “neo-paternalista” de Ivan Zurita, em resumo, consiste em integrar e oferecer conforto e perspectivade progresso pessoal aos funcionários, mas não promete estabilidade e segurança no emprego. Você concorda com isso?

Nós concordamos devido ao fato de a companhia investir na carreira decolaboradores que almejam uma formação dentro da empresa, e não uma oportunidade imediatista, que se fosse feita traria uma segurança para aqueles novos colaboradores e um retorno rápido às suas contribuições,mas uma insegurança à empresa que estará com um funcionário instável, podendo abandonar a empresa a qualquer momento. Por isto a importância de a Nestlé estar investindo em plano de carreira.

3.Ivan Zurita fala com franqueza do desafio que representa o perfil dos jovens executivos, cada vez mais inquietos e apressados. Dê sua própria opinião sobre o assunto. O que a Nestlé deveria fazer?

Operfil dos jovens perante a empresa não está totalmente errado, pois eles almejam experiências e boa parte destes jovens ainda permanecem instáveis em relação ao emprego e seu cargo. Sendo assim, parauma empresa com o porte da Nestlé, seria ideal continuar com o mesmo procedimento, oferecendo vagas de estágios para os mesmos, ainda que aja grande desistência. Pois assim a empresa estaria

Relacionados