0545485896

539 palavras 3 páginas
Um dos livros mais famosos de Camilo Castelo Branco, tem como título “Amor de Perdição” e foi um livro muito bem sucedido, tendo sido publicado em várias edições.
Foca-se numa história de amor bastante problemática. Mas a verdade é que existem outros temas abordados na obra que passam despercebidos. Um deles é o conflito entre famílias diferentes, normalmente possuidoras de grandes bens.
Na época à qual Camilo pertenceu, o conflito entre famílias era uma constante, e a prova disso é o facto de este ser o problema que dificulta o grande amor de Simão e Teresa. Como as suas famílias estão de costas voltadas os jovens vêem-se impedidos de celebrar o seu amor, sendo por isso um amor escondido e até considerado proibido.
Outro assunto que acaba por ser um pouco retratado neste livro é a relação de pais e filhos.
Antigamente os pais, forçavam as filhas a casarem-se com quem lhes era mais favorável, ignorando os desejos e a felicidade destas. Isto também aconteceu na obra, no que toca a Teresa, a amada de Simão, que era constantemente forçada a aceitar a decisão de seu pai.
Por outro lado, o livro mostra-nos o lado carinhoso das mães, pois no caso de Simão, a sua mãe era sempre bastante compreensiva no que toca aos seus comportamentos ditos errados, enquanto o seu pai não era capaz de o ajudar, mesmo nos momentos mais desesperantes para o filho.
Penso que estes aspectos são ofuscados pelo tema principal do livro, o que é natural, mas são importantes pois ajudam a compreender o ambiente ao qual Camilo pertence e mostram-nos que este o influenciava na sua escrita.
A verdade é que esta obra por referir variados assuntos se torna bastante rica, e ainda mais interessante para quem se interessa por este tipo de assuntos. Podemos ver este livro como uma espécie de janela para o passado, não só em relação a problemas, mas também quanto a ideias e beleza, por exemplo. Ao longo do livro são feitas referências a mulheres bonitas que posteriormente são descritas. E através

Relacionados