054128670264

2137 palavras 9 páginas
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JOÃO MONLEVADE
2013

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo Científico Apresentado à Universidade como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos.

JOÃO MONLEVADE
2013

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO
O desenvolvimento do desenho infantil foi dividido por diversos estudiosos em etapas, ou fases. Infelizmente muitos educadores os desconhecem e fazem diagnósticos precoces e errôneos em seus alunos, principalmente quando eles se encontram na educação infantil, pois tendo pouca idade não correspondem as expectativas dos adultos. Faz-se necessário o conhecimento dessas etapas para que seja gerada a capacidade de análises dos desenhos infantis segundo o desenvolvimento da criança, para melhor aproveitamento de suas habilidades e competências. O objetivo do trabalho é levar ao conhecimento dos educadores estudos sobre o desenvolvimento do desenho das crianças na fase da Educação Infantil. Foram utilizados como base os estudos de Georges Luquet e Jean Piaget e análises desses mesmos autores realizadas por outros estudiosos.

Palavras-chave: Desenho. Desenvolvimento. Educação. Infantil.

Introdução

É patente que o professor tem a responsabilidade de contemplar todas as modalidades artísticas e propiciar ao seu aluno a experimentação do fazer arte em sua totalidade, no entanto, ao falarmos de artes visuais, em específico o desenho, na educação infantil, toma-se notas de diversos equívocos no realizar a tarefa de permitir às crianças um momento de experimentação dos materiais, suas habilidades e criatividade. Ainda é trivial que o educador transponha para a criança expectativas de definição em sua produção e que a mesma se aproxime ao máximo

Relacionados