053212411309

2062 palavras 9 páginas
1 Introdução as Nomenclaturas e objetivos de Custos
1.1 Conceito
Contabilidade de custos é uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para atomada de decisões.

1.2 Objetivos da Contabilidade de Custos
O objetivo é calcular os custos para fins de decisões, fins de controle, e fins de valorização. Com a crescente complexidade do mundo empresarial, a Contabilidade de Custos está tornando-se cada vez mais importante na área gerencial da empresa, passando a ser utilizada no planejamento, controle de custos e na tomada de decisões.
A Contabilidade de Custos se destina a produzir informações para auxiliar no processo de decisão de uma empresa. Os dados coletados são acumulados, organizados, analisados e interpretados, a fim de produzirem relatórios com as informações solicitadas. Os objetivos da Contabilidade de Custos são fixados de acordo com as necessidades da empresa. Porém, a maioria dos estudiosos estabelece uma classificação, em três grupos: Ø Determinação do lucro, utilizando os dados dos registros na contabilidade; Ø Controle das operações e dos estoques de cada atividade, no sentido de minimizar os custos pela comparação constante entre os dados estabelecidos e os ocorridos; Ø Tomada de decisões, fornecendo informações aos diversos níveis interessados, a fim de atenderem suas funções de planejamento e de tomada de decisões. Para que esses objetivos sejam atingidos, as empresas usam métodos de custeio, e se alimentam de informações provenientes de diversas áreas, como: almoxarifado, recursos humanos, vendas, produção, etc.

Classificações de Custos

Quanto ao produto (diretos e indiretos)

Custos Diretos
Custos diretos são os custos que podem ser apropriados diretamente aos produtos e variam com a quantidade produzida. Ex.: Material direto (MD) e Mão-de-obra direta (MOD). Os custos diretos são os que podem ser

Relacionados