052946251082

527 palavras 3 páginas
Egocêntrismo:

Constitui um modo de funcionamento que difere daqueles apresentados pelos adultos ou mesmo pelas crianças mais velhas.
É um pensamento onde predomina uma visão do mundo que parte do próprio eu , sem ser disso consciente, e sem ser inclusive consciente de sua maneira peculiar de pensar.
A criança pré-operacional não consegue pensar seu próprio pensamento, ela o vivencia apenas, e, assim sendo, emite julgamentos sobre a realidade externa e sobre o outro sujeito sem qualquer preocupação com a veracidade.

-----
Centralização:

O raciocínio da criança pré-operacional é centralizado , rígido e inflexível ,dado a impossibilidade de levar em conta várias relações ao mesmo tempo. Assim, se perguntarmos à criança se ela é corintiana ou brasileira, ficará embaraçada para dar a resposta ou escolherá uma delas, pois não pode perceber a relação inclusiva. Ou então se perguntarmos o nome de seu irmão , ela responderá prontamente, no entanto terá dificuldade em responder se o seu irmão tem irmão(ela própria). Animismo
Devido a dependência do pensamento egocêntrico das vivencias pessoais, a criança as estende a outros seres vivos (humanos ou não) e a objetos inanimados. É como se atribuísse uma “alma” humana a todas as coisas. Assim, como por exemplo de animismo podemos citar “ a mesa está chorando”, “o au-au de pelúcia esta triste”, “o carrinho está cansado”, etc.
Realismo Nominal
O realismo nominal é uma característica do pensamento infantil em função do qual a criança expressa dificuldades em dissociar o signo da coisa significada (Piaget, 1962). O sujeito que, em determinado momento do desenvolvimento cognitivo, apresenta este pensamento realista nominal, tende a conceber a palavra como parte integrante do objeto, atribuindo ao signo características do objeto ao qual se refere. Piaget (1962) conceituou dois tipos de realismo nominal: o ontológico e o lógico.
Classificação
Agrupar pela semelhança. Definir um critério. Ex: o critério

Relacionados

  • 052946251082
    1632 palavras | 7 páginas