052815591350

2960 palavras 12 páginas
Nas ultimas décadas o mundo vem sofrendo inúmeras transformações provocadas pela expansão do conhecimento humano. Um dos mais famosos processos de evolução e transformação que vem modificando os espaços, costumes, valores e muitos outros aspectos é ela, a tão famosa globalização.
Alguns artigos e estudos costumam analisar a globalização apenas do ponto de vista tecnológico, mas ela está presente não apenas nesse aspecto e também no econômico, social, cultural e em todos os outros, transformando a vida de todos.
Apesar de existir desde o colonialismo, onde foram identificadas as primeiras etapas desse processo durante a ocupação territorial, seus efeitos ficam mais evidentes no fim século XX, época marcada pela fragmentação dos territórios, por inúmeros conflitos e principalmente pela imposição do capitalismo como sistema econômico mundial.
Este trabalho, no entanto vem analisar os efeitos da globalização em um pequeno espaço, o Centro Comercial de Belém do Pará, mais precisamente a rua João Alfredo pois ela atingiu e atinge cada espaço de uma maneira diferente causando consequências positivas e negativas dependendo de algumas variáveis como nível de instrução da população, cultura, leis e muitas outras, trabalhando também com a temática da segregação social e principalmente com os novos tipos de atividades desenvolvidas na área o que nos chamou a atenção para o fato provocando um grande interesse pelo assunto. As pesquisas foram feitas através de leituras de obras feitas por autores locais e estrangeiros, entrevistas para a pesquisa qualitativa feitas com pessoas que trabalham no local, vídeos sobre a temática da globalização e sites durante o período de outubro a novembro. Nosso objetivo é descobrir o que mudou na rua João Alfredo a partir da Globalização, quais foram as consequências boas e ruins para essa localidade e de que forma as pessoas tem reagido a essas mudanças, o ponto de vista da população local a cerca da atual situação em que se encontra aquela

Relacionados