0519937105965

1842 palavras 8 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MARISTA SÃO LUÍS
TECPUC – JARAGUÁ DO SUL
CURSO TÉCNICO EM comercio exterior

leandro voelz márcio pereira da silva

relações internacionais (ri)

JARAGUÁ DO SUL
2013
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
As Relações Internacionais (REL ou RI) são um conjunto de estudo das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado, i.e., contempla o sistema internacional. Entre os atores internacionais, destacam-se os Estados, as empresas transnacionais, as organizações e as organizações não-governamentais. Pode se focar tanto na política externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais.
Além da ciência política, as Relações Internacionais mergulham em diversos campos como a Economia, a História, o Direito internacional, a Filosofia, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia e estudos culturais. Envolve uma cadeia de diversos assuntos incluindo mas não limitados a: globalização,soberania, sustentabilidade, proliferação nuclear, nacionalismo, desenvolvimento econômico, sistema financeiro, terrorismo, crime organizado, segurança humana,intervencionismo e direitos humanos.

1 HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
A política externa do Brasil é um subproduto da posição única do país como potência regional na América Latina, líder entre os países em desenvolvimento e como uma grande potência emergente no mundo. A política externa brasileira tem sido geralmente baseada nos princípios do multilateralismo, na pacífica solução de controvérsias e na não-intervenção nos assuntos de outros países. O Brasil se engaja na diplomacia multilateral por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Nações Unidas, e tem aumentado seus laços com os países em desenvolvimento da África e da Ásia. O país é atualmente o líder de uma força multinacional de

Relacionados