05132231

380 palavras 2 páginas
Conceito de inflação
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder decompra da moeda cai. A inflação é definida como umaumento contínuo e generalizado no índice de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços.
A forma mais tradicional para estudar a questão inflacionária é distinguir a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada(inflação de demanda) da inflação por elevação de custos (inflação de custos) e da inflação devida aos mecanismos de indexação de preços (inflação inercial)
DISTORÇÕES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAÇÃO
Ao se discutir o problema da inflação, deve ser observado que muitos economistasnão crêem que as distorções provocadas por umainflação suave sejam sérias, mas poucasdúvidas pode haver de que níveis elevados de inflação produzirão conseqüênciasdesastrosas. Os principais efeitos provocados por esse fenômeno são abordados a seguir.
EFEITO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
Uma

das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz respeito à redução do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, quepossuem prazos legais de reajuste. Nesse caso, estão os assalariados que, com o passar do tempo, vão ficando comseus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste. Os quemaisperdem são os trabalhadores de baixa renda, que não têm condições de manter algumaaplicação financeira, pois tudo o que ganham gastam com sua subsistência.
Percebe-se que a inflação é,principalmente, um imposto sobre os mais pobres
.
Os que auferem renda de aluguel também têm perda de rendimento real, ao longo do processo inflacionário
, mas estes são compensados pela valorização de seusimóveis, quecostuma caminhar à frente das taxas de inflação. Os proprietários dos bens de raizpraticamente nada sofrem, já que suas propriedades normalmente são valorizadas no

Relacionados