051246879014

2178 palavras 9 páginas
Alcoolismo
Introdução

O alcoolismo é hoje a doença psicossocial, mais popular do mundo, afetando tanto a vítima como seu ciclo social e todo seu conjunto. É geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.
No contexto deste trabalho de pesquisa, que é, alcoolismo crônico relacionado ao trabalho, pretendemos trazer um conjunto de informações que possam auxiliar no convívio com pessoas que tenham este transtorno mental. Apesar de ser um tema comum, e presente em várias pessoas e de todas as classes sociais, este transtorno mental é tratado com preconceito e indiferença pela população em geral. No sentido contrário do que se necessita é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre este transtorno, pois invariavelmente todo/transtorno vício tem uma causa, um ponto de partida.
Nesta pesquisa, temos a pretensão de conseguir entender de forma mais abrangente este tema, pois é um assunto importante que afeta a vida de muitas pessoas, não só das vitimas, como também toda a sociedade em geral.

Desenvolvimento

Definições de Alcoolismo

A) O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica

Relacionados