050420011015

7747 palavras 31 páginas
fluxo de caixa projetado: análise do processo de planejamento e ELABORAÇÃO do orçamento de caixa no supermercado vitória para o ano de 2014.

Christian Drees christian.drees@alfa.br Faculdade Alves Faria

Ana Lilia Ramos analiliamatos@hotmail.com Faculdade Alves Faria

Karla Santana de Melo karrla.gyn@gmail.com Faculdade Alves e Faria

Kennya Regina Fernandes Calil kennyarecalil@hotmail.com Faculdade Alves Faria

Resumo
Este artigo trata da importância do uso da ferramenta de orçamento de caixa no processo de tomada de decisões de micro e pequenas empresas. Fazendo com que estas aprimorem os seus processos de planejamentos e avaliação do sistema. O orçamento de caixa vai permitir que a empresa tenha uma visão estimada de todas as entradas e saídas, para que assim possa manter o controle de seus recursos financeiros. Com o principal objetivo almejou mostrar a relevância do orçamento do fluxo de caixa da empresa analisada. Utiliza a pesquisa bibliográfica, documental e o estudo de caso realizado em uma empresa de pequeno porte com nome fantasia de Supermercado Vitória, para demonstrar a relevância do orçamento do fluxo de caixa. Planejamento este que permite ao gestor um prévio conhecimento das prováveis situações financeiras da organização, facilitando as tomadas de decisões. No estudo realizado foi possível verificar de que forma o planejamento do orçamento de caixa pode identificar as saídas que mais influenciam e consomem os recursos financeiros da empresa, auxiliando que as decisões futuras dos gestores levem em consideração os impactos previamente estabelecidos.
Palavras - Chave: Orçamento de fluxo de caixa 1; Micro e pequenas empresas 2; tomada de decisões 3.
Abstract
This article discusses the importance of using budget tool for decision making micro and small enterprises. Making these aprimorem their planning processes and system evaluation. The cash budget will allow the company has an estimated view of all inputs and outputs ,

Relacionados