05

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 15 de março de 2015

Inibição do trabalho de parto prematuro











Alunas: Laiana Dias e Larissa Andrade
Curso: Medicina
Período: 11º






O objetivo principal para o uso de uterolíticos no trabalho de parto prematuro é prolongar suficientemente a gestação para a administração materna de glicocorticoides (reduz as complicações neonatais, como síndrome do desconforto respiratório, ahemorragia cerebral, a enterocolite necrosante e morte neonatal) e/ou realizar a transferência materna para um centro hospitalar terciário. A decisão para o uso de tocolítico depende das seguintes condições: diagnóstico correto do trabalho de parto prematuro, o conhecimento da idade gestacional, das condições médicas materno-fetais, da eficácia, dos efeitos colaterais e do custo do medicamento.O trabalho de parto prematuro (TPP) é responsável por 75% dos nascimentos antes da 37ª semana de gestação, sendo que sua prevenção é pouco possível. A inibição das contrações uterinas (tocólise) é o último recurso preventivo disponível ao obstetra para adiar o nascimento. Sabe-se que a tocólise comumente não evita o parto prematuro, pois as causas desencadeantes do TPP persistem e, namaioria das vezes, é possível apenas abolir as contrações uterinas por algum tempo.

Diagnóstico do trabalho de parto prematuro (TPP):
Existe dificuldade no reconhecimento do início do trabalho de parto, principalmente no último trimestre, quando as contrações de Braxton Hicks (contrações uterinas de alta amplitude) tornam-se cada vez mais frequentes. Os critérios para o diagnóstico do TPPestão resumidos na tabela abaixo:

Trabalho de parto
Falso trabalho de parto
Contrações em intervalos regulares
Falso trabalho de parto
Contrações com intensidade crescente
Intensidade variável
Dores predominantemente na região sacral
Dores abdominais
Aumento das contrações ao deambular
O deâmbulo não exerce efeito
Esvaecimento e dilatação progressiva do colo uterino
Esvaecimento e dilatações: seexistem, não evoluem


O American College of Obstetricians and Gynecologists enfatiza a importância da persistência das contrações, ou seja, pelo menos quatro contrações em 20 minutos ou oito contrações em 60 minutos; dilatação cervical de pelo menos 1 cm e presença de esvaecimento cervical. No falso trabalho de parto (FTP), não ocorre mudança progressiva do colo, e as contraçõescessam espontaneamente após um período de observação. Para o diagnóstico diferencial em casos duvidosos, é importante que a gestante seja observada durante duas ou três horas antes de iniciar a tocólise. Outros recursos que também podem ser utilizados nos casos em que há dúvidas são: o teste para detecção da fibronectina fetal (fFN) e a ultrassonografia transvaginal para medida do comprimento do colo(CC) uterino. Quando o teste é positivo para fFN e a medida do CC uterino é menor que 15 mm, é altamente provável que o parto ocorra.
Avaliação inicial:
Caso se decida pela inibição das contrações uterinas, a gestante deve ser hospitalizada e mantida em repouso, e as providências e avaliações descritas a seguir devem ser realizadas:
-Vitalidade fetal: desde que haja viabilidadefetal, ou seja, idade gestacional igual ou superior a 26 semanas, deve ser realizada a cardiotocografia fetal. Posteriormente, durante a tocólise, os batimentos cardíacos fetais também devem ser monitorados em intervalos regulares. Com tal medida, também são monitoradas as contrações uterinas.
-Ultrassonografia: confirma a apresentação fetal, analisa o volume de líquido amniótico, estima o peso dofeto, a idade gestacional e pesquisa
possíveis malformações nos casos em que não há exames recentes ou existem dúvidas sobre a idade gestacional e/ou crescimento fetal.
Exame bacterioscópico e cultura de conteúdo vaginal e anal para o Estreptococo do Grupo B e coleta do conteúdo cervical para pesquisa de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoea devem ser realizados.
Acesso venoso e coleta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05
  • 05

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!