05 05 15Teoria Contingencial em Supermercados

4565 palavras 19 páginas
IV JCEA - Campo Grande, MS, Brasil, 6 a 8 de outubro de 2004

Aplicabilidade da Teoria Contingencial em Redes de Supermercados
Orientadora: Christiane M. Pitaluga(UFMS) CMPITALUGA@YAHOO.COM.BR
Eder Pereira dos Santos(UFMS)EPESANX@POP.COM.BR
Franc Fernandes(UFMS)FRANCFERS@HOTMAIL.COM
Luiz Bruel(UFMS) LUIZBRUEL@MSN.COM
Guilherme Pires(UFMS)GUILHE_ACP@HOTMAIL.COM

RESUMO: A complexidade do mundo dos negócios vem aumentando constantemente no cenário global, exigindo assim dos administradores uma atenção redobrada no que diz respeito a obtenção de informação no ambiente externo a organização. Dentre tais fatores destacam-se as constantes inovações tecnológicas, tendências de mercado internacional, mudanças no comportamento e preferências do consumidor, etc...
Além do aumento da complexidade, o ambiente externo esta cada vez mais dinâmico e turbulento, pois com o avanço tecnológico tudo acontece à velocidade da luz. Decisões são tomadas a todo instante e cada vez mais com menor tempo para analise.
Nesse contexto obter informações do ambiente externo se torna vital para a organização, pois a maneira como a organização obtém a informação pode fazer a diferença na hora de traçar o melhor caminho a ser seguido. Vendo tal importância da maneira de obtenção da informação no processo decisório, foi estudado nesse artigo com base na Teoria Contingencial as formas e os meios que as organizações utilizam para obter informações do meio externo.
Ainda dentro da vertente da Teoria Contingencial foi feito uma pesquisa analisando duas variáveis que são tecnologia e ambiente, dando assim uma visão mais ní tida da realidade.
Palavras-Chave: Analise Ambiental e tecnológica, Teoria Contingencial, Fontes e Gestão de
Informação.
1. Introdução
Variáveis chaves como a análise de ambiente e tecnologia são de extrema importância para a sobrevivência de uma organização em um cenário cada vez mais dinâmico e turbulento.
Partindo dessa premissa estudou-se por meio da Teoria Contingencial a busca

Relacionados