04Ps cacau show

315 palavras 2 páginas
HISTÓRIA
A reforma foi um movimento religioso social que visava protestar o modelo autoritário da igreja católica da idade média.
Ela foi ao mesmo tempo uma mundaça na estrutura da igreja e o inicio de uma nova pratica religiosa. A mentalidade da sociedade no período transição do feudalismo para capitalismo se transformou.
Na época a igreja era o principal poder da época ela cobrava altas taxas de juros tanto à população quanto o estado e quem desobedecessem as suas normas era punido severamente com a inquisição. Logo a reforma veio confrontar esses valores: como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo.
Na frança João Calvino começou a reforma luterana no ano de 1534 de acordo com o Calvino a salvação da alma ocorrida pelo trabalho justo é honesto. Essa idéia calvinista atraiu muitos burgueses e banqueiro para calvanimo.
Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papa, a pós este se recusar a cancelar o casamento do rei Henrique VIII funda anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses já que retirou da igreja católica uma grande quantidade de terras.
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da igreja católica. A fixou na porta da igreja de witterber as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As reformas religiosas formam conjunto de movimentos com caráter religioso, político e econômico, que contestavam os dogmas católicos, e devido a isso se ocorreu a criação de outras religião, como por exemplo, aprotestante
Os cristãos opuseram-se a essa situação, sentiam a necessidade de uma volta aos ensinamentos de cristo e de seus apóstolos e pregavam assim, uma reforma dos costumes. Os principais reformadores foram MARTINHO LUTERO E JOÃO CALVINO.
A reforma difundiu-se rapidamente na Alemanha, Suíça, França, Escócia e Escandinávia
O difícil foi que a igreja reconheceu estes abusos, mas não teve coragem para empreender a necessária reforma

Relacionados