04Fundacao

1426 palavras 6 páginas
DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS

04. FUNDAÇÃO

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré
CEP 05347-902 - São Paulo / SP

MÃOS À OBRA

FUNDAÇÃO
1.

TIPO DE SOLO

A primeira parte da casa a ser construída são suas fundações, que ficam em contato direto com o solo, e têm a importante função de transmitir a ele todo o peso da construção. É como se fossem os pés de uma pessoa, que devem ser adequados para aguentar seu peso e mantê-la de pé, em qualquer piso que se encontre - evidente que não se tratando de areia movediça ou de um charco! Para a escolha do tipo de fundação, interessa portanto, saber: l tipo de solo l carga da construção e sua distribuição
A Tabela 1 apresenta alguns tipos de solos e suas resistências à compressão percentualmente comparadas com a de uma rocha muito dura (100%).
Tabela 1
Tipo de solo

Resistência à compressão (%)
2,5
5,0
10,0
12,5
15,0

Areia movediça
Barro (argila) mole
Barro úmido ou areia molhada
Barro e areia em camadas alternadas
Barro seco ou areia fina firme
Areia grossa, pedregulho ou cascalho ou solo compactado
Pedregulho graúdo ou cascalho grosso, blocos de pedra
Piçarra, rocha alterada
Rocha muito dura

Observação
Pouco resistente
Medianamente
resistente
Resistente

20,0
30,0
50,0
100,0

Muito resistente

NOTA: É importante saber da homogeneidade do solo em todo o terreno, pois as variações de tipo de solo são prejudiciais à construção.
Um modo rápido e eficiente de verificar a resistência do solo é tomar um vergalhão de aço com uns 8mm (5/16") de diâmetro e cerca de 2,0 m de comprimento e tentar enfiá-lo em vários pontos do terreno, empregando seu próprio esforço.
Anote a profundidade cravada em cada local.
Se as profundidades cravadas não ultrapassaram a 1,00 m, o terreno é firme e pode ser feita uma fundação direta, ou seja, que se apóia diretamente sobre o solo através de valas de pequena profundidade (aproximadamente de 40 cm).
-2-

MÃOS À OBRA

Se parar até 1,50 m, a fundação deverá ser mais reforçada, acima de 1,50 m exigirá

Relacionados