049510041350

8795 palavras 36 páginas
Perfurando em lâminas d’água ultraprofundas e poços direcionais ehorizontais cada vez mais longos, o tempo de manobra acaba se tornandoexcessivamente alto, influenciando de maneira decisiva no custo total daoperação de perfuração. Dentro deste contexto, fica evidente a preocupação ea necessidade da correta escolha das brocas de perfuração. Hoje em dia,existe uma grande diversidade de brocas de diferentes fabricantes disponíveis,o que torna indispensável o conhecimento técnico dos profissionais envolvidosno processo de perfuração dos poços. Esta apostila tem como objetivodescrever os tipos de brocas utilizadas atualmente na perfuração rotativa bemcomo suas particularidades. Pretende-se ainda descrever os principais critériospara a seleção da broca ideal para a operação de perfuração de um poço depetróleo

Brocas de perfuração de poços de petróleo

Uma das atividades mais caras, senão a mais cara de todo o processo da cadeia produtiva da indústria petrolífera, a perfuração de um poço de petróleo é algo que demanda investimentos volumosos, um tempo curto, e uma chance de sucesso quase que de 50%, no melhor dos casos, diga-se de pasagem.

Nesse contexto de riscos, e altos investimentos para a perfuração de um poço de petróleo, a broca de perfuração é peça além de fundamental, deve ser muito bem escolhida na fase da perfuração, pois há tipos diferentes de brocas, para ocasiões diferentes e para perfurar diferentes camadas rochosas.

A seguir vamos entender melhor como funciona esse equipamento tão importante da perfuração.

As brocas tem por objetivo, promover a ruptura e desagregação das formações rochosas, sendo necessário para isso um estudo considerando sua economicidade, e seu desempenho.

As brocas são divididas em dois tipos básicos: brocas sem partes móveis e com partes móveis.

Brocas sem partes móveis

É um tipo de broca que por não possuir partes móveis e rolamentos, diminui a possibilidade de falha.

Broca integral de lâmina de aço –

Relacionados