049273511350

1272 palavras 6 páginas
Temperatura atmosférica

Define-se temperatura atmosférica como a quantidade de calor existente no ar. Ela sofre influência de uma série de fatores, responsáveis pela sua variação: – Altitude: nas maiores altitudes, as temperaturas são menores, porque o ar se apresenta mais rarefeito e, assim, absorve menor quantidade de calor. – Latitude: quanto maior a latitude, menor é a temperatura, porque os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a região equatorial. À medida que aumenta a latitude, vai aumentando a inclinação dos raios solares e, portanto, aquecendo menos a atmosfera. – Chuvas: resfriam a troposfera, em função do aumento da umidade no ar. – Vegetação: a transpiração dos vegetais aumenta a umidade do ar reduzindo, assim, as temperaturas. – Ventos: podem aquecer ou resfriar a troposfera, dependendo do local de origem. – Correntes marítimas: aquecem ou resfriam a atmosfera, dependendo do local onde se originam. – Aglomerados urbanos: responsáveis pela criação de verdadeiras " ilhas de calor" . Nas cidades, as temperaturas são maiores, como conseqüência da relação do calor com o asfalto e concreto, dos motores e fornos ligados, e a pequena quantidade de vegetação.

Pressão Atmosférica

É a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre, podendo variar de acordo com alguns fatores: – Altitude: nas maiores altitudes a pressão é menor, por apresentarem uma menor coluna de ar sobre a superfície. – Temperatura: quanto maior a temperatura atmosférica, menor será a pressão. O ar aquecido se torna menos denso e, assim, exerce menor pressão sobre a superfície.

Ventos

As diferentes pressões existentes em nosso planeta são responsáveis pela formação dos ventos. Vento é o ar em movimento, que ocorre de áreas de alta pressão (anticiclonais) para baixa pressão (ciclonais). A velocidade dos ventos está relacionada à diferença de pressão: quanto maior

Relacionados