049018650957

1771 palavras 8 páginas
Brasil: 50 anos de consumo

O que você entende por sapatos: “Sapato é a indumentária humana que calça os pés e precisa ser confortável para não permanecer no armário”. Então, se você quiser vender sapatos, preste atenção àquilo que o consumidor realmente espera do produto. Procurando olhar alem do obvio para poder descobrir e oferecer coisa que interessa ao consumidor: a satisfação.

A índole do consumidor brasileiro
O que satisfez o consumidor ao longo da segunda metade do século XX? Foram sempre as mesmas coisas ou elas mudaram com o tempo ? Como o consumidor brasileiro se enquadra no cenário economico, social e politico da nação como um todo ? O consumidor hoje e medroso,cauteloso ou convencido. Para ilustrar como o marketing se relaciona com o macro, a interpretação desse quadro e sumaria e historica, e focaliza apenas tendências como:
Os presidentes: O Brasil viveu um período histórico sob a ditadura, porém nenhum de seus militares permaneceu na presidência por mais de cinco anos.
Tendências econômicas e políticas: período em que o presidente Kubitscheck promoveu a industrialização; os outros anos apontam basicamente para o baixo, com um endividamento externo crescente.
Evolução do PIB: Nesta época, sobretudo nos anos de 1981 e 1983 e mais tarde em 1999, pode se dizer que o PIB evoluiu assustadoramente. População: O governo lava as mãos para o problema demográfico, mas tolera que as instituições privadas exerçam esta função. Assim a população reduz a taxa de fertilidade anual de 6,3%em 1960 e em 2000 já passa para 2,3%.
Ocupação e distribuição de renda: o capitulo mais triste da historia econômica brasileira, aonde toda concentração de renda vai para os mais ricos, e os pobres se mantêm como pobres.
Automóveis: foi com ele que inicia o processo de industrialização na década de 1950, o automóvel torna um símbolo de status que o rico expõe e a classe média esforça pra comprar.
Ênfase mercadológica: época que inicia as atividades do marketing

Relacionados