04856321560

1120 palavras 5 páginas
A ética das palavras e ações

É por causa de todos esses conceitos que, desde cedo, somos educados a distinguir o certo do errado. Os valores morais são a melhor arma que temos para garantir a convivência saudável em sociedade. Os médicos, por exemplo, criaram um código de ética e conduta que determina o modo como devem agir, inclusive perante a própria comunidade médica.

Muita gente vincula a ética na informática à ação de hackers ou se uma empresa lê e-mails de seus funcionários ou não. Mas não é só isso. A ética vai muito além dessa tênue fronteira entre o bem e o mal, entre o certo e o errado ou entre o permitido e o proibido.

A falta de ética que existe hoje em dia é resultado do rápido e não controlado processo de evolução da computação. Desde o ENIAC, o primeiro grande computador eletrônico, o principal objetivo das corporações era reduzir o tamanho dessas incríveis máquinas e aumentar sua capacidade de processamento. Inicialmente restrito a salas enormes com refrigeração controlada, o grande cérebro que realizava cálculos com velocidade jamais imaginada, o computador, começou a ter um uso mais corriqueiro.

Ele acabou por modificar os comportamentos e métodos de trabalho e está totalmente ligado à vida e principalmente ao trabalho das pessoas. Formou-se uma comunidade de profissionais altamente valorizados no mercado de trabalho. Mas somente com preparo técnico e sem controle da abrangência de sua atuação.

Os dez mandamentos

A discussão sobre ética na informática é muito ampla e foi reacendida quando o painel do Senado foi violado no ano passado. Com isso, o Instituto para Ética da Computação desenvolveu um código de conduta que foi chamado de "Os Dez Mandamentos para Ética na Informática". São eles:
1. Você não deverá usar o computador para produzir danos em outra pessoa;
2. Você não deve interferir no trabalho de computação de outra pessoa;
3. Você não deve interferir nos arquivos de outra pessoa;
4. Você não deve usar o

Relacionados