048373360728

4777 palavras 20 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Serviço Social

O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CRAS - IV EM CACHOEIRAS NA CIDADE DE CARNAUBAL - CE

RESUMO: O Presente Artigo pretende analisar o contexto da violência doméstica dentro do cotidiano familiar, a Lei Maria da Penha e suas reflexões para o grupo de mulheres da instituição CRAS IV- Cachoeiras município de Carnaubal - CE. Tem como objetivo promover a reflexão junto da equipe multiprofissional perante aos desafios dentro do grupo de mulheres. Enfatizar o trabalho do Assistente Social, a motivação dos profissionais e a interação das mulheres.

Palavras-chave: Serviço Social, Violência doméstica, Lei Maria da Penha.

1. INTRODUÇÃO

A violência doméstica contra a mulher recebe esta denominação por ocorrer dentro do lar, e o agressor ser, geralmente, alguém que já manteve, ou ainda mantém, uma relação íntima com a vítima. Pode se caracterizar de diversos modos, desde marcas visíveis no corpo, caracterizando a violência física, até formas mais simples, porém não menos importantes, como a violência psicológica, que traz danos significativos à estrutura emocional da mulher.
O estudo acerca deste tema é de grande relevância no cenário atual, já que é notório o crescente aumento deste fenômeno entre a população mundial, evidenciando-se um problema social e de saúde pública, que afeta a integridade física e psíquica da mulher, além de constituir uma violação aos direitos humanos.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS IV- Cachoeiras do município de Carnaubal oferta ações para orientar, informar a garantia de direitos para as mulheres e suas famílias e também apresenta a recente Lei Maria da Penha nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, orientando e informando as famílias a reverem seus direitos e deixá-las mais interadas sobre o assunto e o seu modo de execução no dias de hoje. O intuito é mostrar

Relacionados