045469690159

1199 palavras 5 páginas
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
a) Função Referencial ou Denotativa: função lingüística predominante nos textos técnicos, cujo objetivo do emissor é comunicar algo, dar uma notícia, descrever um objeto, relatar ou explicar uma experiência científica.
Exemplo:
Jornal o Globo - terça-feira 24 de dezembro de 2013
Governo do Egito promete apertar combate ao terrorismo
- Carro-bomba mata 14 pessoas e deixa 134 feridas no Delta do Nilo
- Ministro do Interior garante que episódio não vai atrapalhar referendo constitucional
- Irmandade Mulçumana condena o ataque

CAIRO. Governo do Egito garantiu nesta terça-feira que o atentado que matou 14 pessoas e deixou outras 134 feridas na cidade de Mansoura, no Delta do Nilo, não vai atrapalhar a transição no país. As três semanas de um referendo nacional sobre uma nova Constituição, o ministro do Interior, Mohamed Ibrahim, afirmou que o governo vai apertar a luta contra o terrorismo.
b)Função Expressiva ou Emotiva: de fato essa função como o próprio nome o diz, quando o emissor, alem de relatar algo, o faz acrescentando a sua própria impressão pessoal, de modo a causar no receptor, essa mesma emoção, sensibilizando-o.
Exemplo:
Texto de própria autoria
Qual das mulheres que já não se sentiram emocionadas, e sensibilizadas ao ficarem sabendo através de um comunicado escrito ou verbal, que suas amigas, vizinhas ou parentes estão grávidas e vão ganhar ou já ganharam um bebe, se não todas no mínimo a maioria já tiveram esses sentimentos. Eu mesmo já participei e presenciei muitas vezes desses momentos.
c) Função Apelativa ou Conativa: usado em texto literário, quando o emissor busca influenciar o modo de pensar e de agir do receptor, tomando como base um texto, um fato, antigo ou não.
Exemplo:
http://www.unama.br/novoportal/ensino
RECEPÇÃO LITERÁRIA: a interação entre o texto literário e o leitor Numa época em que o olho eletrônico da televisão está aí no mundo ao redor, padronizando o conteúdo das informações, barrando as

Relacionados