044511341252

1332 palavras 6 páginas
VISÃO GERAL DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM

CONCEITOS

Teoria de enfermagem é uma conceituação articulada e comunicada da realidade inventada ou descoberta na enfermagem com a finalidade de descrever, explicar, prever ou prescrever o cuidado de enfermagem. Teoria sugere uma direção de como ver os fatos e os eventos.Uma estruturação criativa e rigorosa de idéias que projetam uma tentativa, uma resolução e uma visão sistemática dos fenômenos.
—“Qualquer profissão necessita de um corpo de conhecimentos para ser aplicado à sua prática” (George, 1993) Definição:
A Teoria é a geração do conhecimento de enfermagem para uso na sua prática.

Primeiros Ensaios:
- EUA: a partir de 1950
- Brasil: 1970 com Wanda de Aguiar Horta Busca: Base de Conhecimentos Teóricos, validação do Senso-Comum, Prestígio à Ciência e Pesquisa.

A enfermagem trabalha com METAPARADIGMAS que nada mais são um conjunto de informações advindas do indivíduo para analisar o problema do mesmo e qual a melhor intervenção na solução desse problema. A ENFERMAGEM PREOCUPA-SE COM QUATRO CONCEITOS PRINCIPAIS: A pessoa: pode representar um indivíduo, uma família, uma comunidade ou toda a humanidade é aquele que recebe o cuidado de enfermagem.
A saúde: representa o estado de bem estar decidido, mutuamente pelo cliente e a enfermeira.
O ambiente: pode representar os arredores imediatos, a comunidade ou o universo com tudo que contém.

A enfermagem: é a ciência e a arte da disciplina.O NÍVEL DE UMA TEORIA

NÍVEL 1: isolamento de um fator. NIVEL 2: correlação de fatores de tal maneira que ele representem uma situação maior. NÍVEL 3: explica e prevê como as situações estão relacionadas. NÍVEL 4: exige como e por que as situações estão relacionadas de maneira que, quando a teoria for usada como guia, possam ser produzidas situações valiosas. CATEGORIAS DAS TEORIAS

Teóricos orientados para as necessidades humanas/ problemas:
—Enfocam as

Relacionados