044 ENSAIO DE TRA O EM CORPOS DE PROVA ENTALHADOS DO A O

706 palavras 3 páginas
ENSAIO DE TRAÇÃO EM CORPOS DE PROVA ENTALHADOS DO AÇO AISI 4340 COM DIFERENTES TEMPERATURAS DE REVENIMENTO.

D. H. W. O. Luna (1) ; A. M. Barros (2)

SENAI/CIMATEC Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia. Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador, BA, CEP 41650-010
(1) Estudante de engenharia mecânica ; (2) Engenheiro Metalurgista Palavras- chave: sensitividade ao entalhe, AISI 4340, martensita revenida.
O objetivo deste trabalho é o estudo do comportamento das propriedades mecânicas do aço AISI 4340 na presença de um concentrador de tensões. Amostras lisas sofrem um estado biaxial de tensões o que resulta na obtenção das propriedades do material sem a influência de concentradores de tensão. O ensaio de corpos de prova entalhados resulta num estado de tensões biaxial na raiz do entalhe e triaxial no interior da amostra, resultando no comportamento mecânico do material na presença do concentrador de tensão.
A microestrutura do material na raiz do entalhe é muito importante no ensaio em corpos de prova entalhados. De acordo com Bhadeshia (1992), a microestrutura determinará o estado de nucleação da trinca, e assim, determinando as propriedades mecânicas do material visto que após a nucleação da trinca a sua propagação até a ruptura normalmente se dá de forma catastrófica em um ensaio de tração. Se existe mais de uma microestrutura no corpo de prova, o ensaio dará o resultado apenas daquela presente na raiz do entalhe.
Este trabalho tem como objeto estudar o comportamento mecânico do aço 4340, em diferentes condições de revenimento na presença de entalhe utilizando o ensaio de tração.
As amostras foram austenitizadas a 850°C e temperadas em óleo.Os revenimentos foram conduzidos às temperaturas de: 200°C; 300°C; 400°C e 500°C.
As amostras entalhadas foram usinadas segundo a norma ASTM E-602, e as amostras lisas segundo a norma ABNT NBR-6152. O ensaio de tração se deu em uma máquina de capacidade de 300kN a uma velocidade de 1mm/min. Macroscopia para a observação

Relacionados