043136241392

297 palavras 2 páginas
Resumo do planejamento executivo de projetos de prospecção marítima (LDA rasas, LDA profundas) e terrestres.
Esse planejamento de projetos é um processo de estudo e exploração sobre uma determinada área ou campo, onde visa fundamentalmente dentro de uma bacia sedimentar as situações geológicas que tenha condições para acumulação de hidrocarbonetos.
Não se pode prever, portanto, onde existe petróleo, e sim os locais mais favoráveis para sua ocorrência. A identificação de uma área favorável à acumulação de petróleo é realizada através de métodos geológicos e geofísicos, que, atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propício para a perfuração. Para esse fim, o geólogo elabora mapas de geologia de superfície com o apoio da aerofotogrametria e fotogeologia.
AEROFOTOGRAMETRIA E FOTOGEOLOGIA A aerofotogrametria e a fotogeologia é utilizada para a construção de mapas base ou topográficos e consiste em fotografar o terreno utilizando-se um avião devidamente equipado, voando com altitude, direção e velocidade constantes. Feito isso, se o lugar for propício a um poço pioneiro, a segunda etapa é regularizar o projeto com os órgãos regulatórios.
Logo após a aprovação do projeto é começado o trabalho de campo com os equipamentos adequados para a realização de uma pesquisa mais aprofundada.
Depois de todos esses processos iniciais, eles determinam uma área onde irão perfurar um poço, e confirmar se o mesmo vai ser de acordo com a perspectiva de produção. E todos esses processos de mapeamentos e projetos das áreas, tanto se dá em campo terrestre como marítimo, e de acordo com cada área (onshore e offshore) é utilizado equipamentos de pesquisa específicos para cada uma.

Relacionados