041722871066

293 palavras 2 páginas
AL DE APARECIDA DE GOIÂNIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Atualmente muito se tem discutido nas mídias, nas escolas, nas universidades sobre o tema inclusão. Tema este bastante amplo que envolve uma série de desafios e barreiras para essas pessoas que, muitas vezes ainda são excluídas/ marginalizadas de uma convivência social, e a escola a qual deveria ser um espaço de integração, muitas vezes segrega esse educando, seja pela falta de conhecimento, ou até mesmo pela falta de estrutura e condições oferecidas pela escola. Fato que, apesar de tudo, não deve ser delegado unicamente a escola, porém deve haver a participação de toda a sociedade, incluindo aí o governo através da criação de políticas públicas concretas que forneçam os subsídios necessários para a formação integral desse educando.
Nesse sentido, enquanto educadora do ensino fundamental da rede municipal de ensino, tenho percebido algumas situações em que os educandos se sentem discriminados e marginalizados na própria instituição escolar, sejam elas pelas barreiras físicas como: falta ainda de estruturas físicas adaptadas para o acesso, no caso de deficientes físicos, falta de conhecimento dos próprios pais em relação as dificuldade dos próprios filhos e até mesmo a não- aceitação em reconhecer que o seu filho apresenta alguma necessidade educacional.
Em meio a esse contexto esse trabalho buscará, através de uma pesquisa investigativa, analisar quais propostas/ estratégias metodológicas melhor se adaptariam ao currículo escolar? Como o educador pode intervir junto a esse educando para que as aprendizagens tenham mais êxito? E a participação da família, qual a importância dos pais para o sucesso ou o fracasso escolar de seu filho?

Relacionados