041718851325

1247 palavras 5 páginas
REVISÃO de Historia para o concurso da pm

ORGANIZAÇÕES MILITARES DO PERÍODO COLONIAL

Os interesses de Portugal se concentraram na efetivação da defesa do território brasileiro, de forma que pudesse garantir a posse da colônia ameaçada por invasões estrangeiras.

O primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, trazido pela primeira esquadra, transportava uma tropa de linha, denominação da força terrestre portuguesa, com 600 homens.

O primeiro esforço para defender o território, foi registrado na Vila de São Vicente, São Paulo, em 09 de setembro de 1542, quando a câmara local promulgou medida criando uma milícia formada por colonos e índios.

Documento que incentivava a população a se armar era o Regimento do 1º Governador Geral do Brasil para a defesa do território.

As três primeiras organizações militares ou militarizadas foram Tropa de Linha, Milícias e Ordenanças.

TROPA DE LINHA

Equivale ao exército, organizada em Regimentos, recebiam nomes dos lugares onde se instalavam, era composta de nobres portugueses e brancos, estes alistados entre os componentes das milícias, era regular, permanente e remunerada.

Subordinada ao Juiz de Paz.

MILÍCIAS

Denominada de Terço, auxiliar da Tropa de Linha, organizada em Regimentos, localizados em Freguesias, comandante o título de Coronel, seus integrantes eram escolhidos nas Freguesias, serviço obrigatório e gratuito, os Oficiais eram escolhidos pela população, treinamentos nos fins de semana e feriados, ás vezes organizavam-se em classes sociais ou categorias profissionais (conhecidas como Tropa Urbana - Úteis( comerciantes e caixeiros), Henrique Dias( Artífices e taberneiros) e Capitão de Assalto( negros libertos - auxiliava a tropa de linha como mensageiro na guerra e caçava escravos fugidos na paz).

Tropa indisciplinada e desorganizada.

Extinta com a criação da Guarda Nacional

ORDENANÇAS

Organizadas em Regimentos, divididos em Companhias,

Relacionados