04 Titulometria de neutralizau00E7u00E3o

1370 palavras 6 páginas
FACULDADES KENNEDY
Escola de Engenharia
Curso de Graduação em Engenharia de Minas

Química analítica II:

Titulometria de neutralização

Sílvia de Castro Martins

Belo Horizonte, 2014

INTRODUÇÃO
Titulometria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácidas. Baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água:

INTRODUÇÃO
A solução padrão utilizada deve ser um ácido forte ou uma base forte e para obter-se o ponto final utiliza-se indicadores ácido-base.
Cada indicador tem uma faixa de pH em que a mudança de coloração ocorre. Sendo assim, é importante saber como varia o pH nas mediações do ponto de equivalência a fim de escolher o indicador ideal para a titulação.
Para isso, monta-se a curva de titulação.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

pKa vermelho de fenol = 7,9 pKa vermelho de cresol = 8,22 pKa fenolftaleína =
9,1

CURVA DE TITULAÇÃO

INTRODUÇÃO
A curva de titulação representa o pH do meio em função do volume de solução padrão adicionado. A curva de titulação teórica em titulações de neutralização é calculada a fim de se escolher um indicador apropriado.
Para montá-la, devemos encontrar os pHs do sistema antes de iniciar a titulação, antes de atingir o ponto de equivalência, no ponto de equivalência e depois de atingir o ponto de equivalência. Curva de titulação: ácido forte e base forte
A curva de titulação mostra uma acentuada variação de pH próximo ao ponto de equivalência. O ponto de equivalência é onde o coeficiente angular atinge o valor máximo e é também um ponto de inflexão da curva.
Nessas titulações o pH do ponto de equivalência é igual a 7,00.

Curva de titulação: ácido forte e base forte

Curva de titulação: ácido forte e base forte

Curva de titulação: ácido fraco e base forte
A curva de titulação apresenta dois pontos facilmente identificáveis. O primeiro é o ponto de equivalência, que

Relacionados